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  • Dicas e dúvidas frequentes de como vender produtos hospitalares online

Este artigo é dirigido para empresas de produtos hospitalares com dicas e dúvidas frequentes de como vender seus produtos online e como construir um e-commerce de sucesso neste nicho.

 

 

A venda de produtos hospitalares pela internet tem se mostrado pelos ótimos resultados obtidos pelos maiores players um dos melhores nichos de venda online nos últimos anos.

Com um ticket médio alto, produtos de alto grau de interesse e necessidade, vender produtos da área de saúde pela internet tornou-se um supernegócio para muitas empresas.

Aqui na agência temos importantes cases da área, onde a loja virtual é o CNPJ que mais vende dentro de todo grupo.

Apesar de ter um grande potencial, a venda de produtos hospitalares tem mais desafios do que parece e nem tudo são flores neste nicho.

É necessário seguir à risca a receita do bolo de sucesso, caso contrário, certamente, pode ocorrer altos prejuízos ao negócio.

Abaixo vamos listar alguns importantes pontos que uma loja de produto hospitalar deve se atentar para vender bem online.

 

A Escolha de uma boa plataforma

Até pela concorrência alta, o nicho de produtos hospitalares possui alguns dos casos mais bem desenvolvidos de lojas virtuais do e-commerce brasileiro.

Para se começar corretamente um projeto de e-commerce neste nicho é imperativo a escolha de uma boa plataforma, de preferência premium, com alta capacidade de customização de layout e funcionalidades.

 

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para seu projeto.

Este é um dos momentos decisivos para seu projeto de e-commerce. É fundamental nesta fase que você não escolha sua plataforma de e-commerce olhando o preço como o fato decisor mais importante.

Se você escolher bem a plataforma, o preço um pouco mais alto que porventura você vier  a pagar por ela certamente será recompensado proporcionalmente ao aumento de número de venda e sua escalabilidade.

Abaixo algumas características importantes na hora de escolher sua plataforma de vendas online:

 

Customização de Layout (open source)

A plataforma escolhida tem que ter uma capacidade de oferecer um layout em open source e que ela seja a proprietária de seu código fonte para que o desenvolvedor possa customiza-la da melhor maneira para seu cliente.

Será de fundamental importância a loja hospitalar possuir um layout que possa ser intuitivo para o cliente final e conseguir navegar facilmente dentro das dezenas de departamentos e categorias que constituem uma boa loja.

A variedade de produtos é muito grande, muitas opções de marcas e muitas vezes o cliente tem que comprar os produtos em conjunto, tornando a experiência de compra um desafio.

Muitas vezes também por ser uma compra direcionada a pessoas jurídicas, com grande quantidade e diversidade de produtos a serem adicionados em um só pedido, o fluxo de compra deve ser impecável e fácil.

Por ter uma característica parecida com o B2B a facilidade do fluxo de compra, sem fricção, rápida e direta é essencial para o sucesso do projeto.

Desta forma o Layout precisa ser muito bem planejado, que não cause dúvidas ou desconfiança ao cliente.

Somente com um layout detalhadamente pensado e testado em formatos A/B uma loja consegue atingir este nível de maturidade comportamental em todos os fluxos do cliente.

 

Escolha de uma agência capacitada de preferência que tenha cases na mesma área de desenvolvimento.

Em um projeto profissional de e-commerce de loja hospitalar a criação de um layout diferenciado e principalmente de funcionalidades e componentes que outros segmentos nem sempre sentem necessidade é quase uma obrigação aqui.

Já tendo escolhido uma plataforma robusta, com alta capacidade de customização, o próximo passo é escolher a agência que irá desenvolver o seu projeto.

Neste momento sugerimos sempre a escolha de uma agência que seja parceira certificada da plataforma que você escolheu, desta forma você irá evitar desagradáveis surpresas de performance quando sua loja for para Go Live.

Importante também escolher uma agência que seja desenvolvedora de funcionalidades, novos componentes e apps desta plataforma pois é uma certeza para quem vende produtos da área médica irá precisar destas funcionalidades que não são default de plataforma.

É sempre uma vantagem escolher uma agência que já tenha cases em sua área pois ela entenderá de forma muito natural quais os desafios e fases a serem vencidas no projeto.

 

Capacidade de criação de funcionalidades exclusivas.

A área de venda de produtos médicos hospitalares tem algumas peculiaridades que podem dificultar a escolha do produto ou fluxo de compra pelo cliente, portanto é importante sanar estas possíveis fricções.

Abaixo citamos algumas funcionalidades que consideramos fundamental existir em um projeto de e-commerce hospitalar para facilitar a experiência do cliente e aumentar a conversão:

 

Funcionalidades customizadas importantes em um Projeto de E-commerce de Produtos Hospitalares

 

Formulários de Envio de Orçamento;

Opção de Precificação sob Consulta;

Possibilidade de montagem de Kits Inteligentes de Produtos;

Quem compra, compra também com inteligência artificial;

Busca por voz para mobile;

Busca com Inteligência Artificial;

Descontos Progressivos inteligentes;

Botões Flutuantes de Comprar;

Landing Pages e Hotsites com layouts personalizados de marcas;

Inserção de vídeos em local apropriado não somente dentro da descrição;

Filtros de marcas;

Filtros avançados e variados de preferência com layout customizado;

Compra na prateleira;

Página de carrinho customizado;

Capacidade de inserção de campos extras de produtos principalmente relacionados a ficha técnica;

Excelente canal de comunicação imediata de atendimento seja pelo WhatsApp (ativo inclusive), seja por robôs automáticos.

Agrupamento de produtos por características, variantes e tipo;

Integrações NATIVAS com Marketplace’ e redes sociais;

Integração da plataforma com softwares de televendas ou possuir esta capacidade nativamente;

Criação ou integração de funcionalidade de avaliações de clientes para os produtos;

Gridview para que o cliente escolha como quer ver o formato e quantidade de produtos na vitrine;

Possibilidade de inserção de vendas por representantes físicos da loja com cálculo de comissão;

Ser ou transformar-se em um Marketplace onde lojas menores podem ter oportunidade de vender através da loja.

 

Existem muitos outros, fale conosco e marque um papo sem compromisso com a Ideia Vertical.

 

Portanto com todos os cenários apresentados neste artigo podemos ver que não basta apenas um lojista decidir experimentar o e-commerce, escolher uma plataforma de entrada sem recurso somente porque ela é barata e começar timidamente. Escolhas ruins ou economias não inteligentes podem ser determinantes para que o projeto não se desenvolva, desta forma, cuidado neste momento.

Você pode começar um projeto de e-commerce corretamente ou reorganizar um projeto já existente de forma econômica, mas sem precisar renunciar às estratégias corretas.

 

Faça um contato conosco, explique-nos seus desafios e certamente vamos ter enorme prazer em te auxiliar neste caminho importante de tomada de decisão.

Autor: Carlos Miranda Silva Neto

Sobre o Autor: Carlos Miranda é CEO da Agência Ideia Vertical com mais de 20 anos de experiência como Head of E-commerce.

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