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  • 10 Armadilhas para sua Estratégia de Preços Dinâmicos
PRecificação Dinamica Ecommerce

Hoje resolvemos escrever sobre um  tópico que passa meio desapercebido no dia a dia do varejo online mas que consideramos super importante.

 

Preços Dinâmicos

 

 

Os preços dinâmicos são uma estratégia de precificação que utiliza dados e análise para ajustar os preços dos produtos ou serviços com base em fatores como demanda, oferta e concorrência.

 

Essa estratégia pode ser uma maneira eficaz (apesar de nem sempre ser utilizada) de aumentar as vendas e o lucro, mas é importante estar ciente que existem armadilhas que podem arruinar esta estratégia.

 

Abaixo apontamos 10 armadilhas que acreditamos serem importantes serem evitadas

 

1 – Ignorar a Psicologia do Consumidor

 

A magia dos preços dinâmicos não reside apenas em números.

 Compreender a psicologia dos consumidores e como eles reagem a diferentes preços é crucial para o sucesso.

 

2-  Não Aproveitar a Inteligência Geral Artificial

 

A IGA já desempenha um papel fundamental na otimização de preços dinâmicos, mas poucos estão utilizando, preferindo abordagens convencionais.

Ferramentas como Algolia ou Precifica já podem podem ajudar nesta otimização.

 

3 – Não Incorporar Variáveis Sazonais

 

Os preços dinâmicos devem se adaptar às mudanças sazonais e eventos especiais.

Não levar em consideração essas variáveis pode resultar em estratégias desatualizadas e expressiva queda nas vendas.

 

4 – Ignorar a História dos Preços

 

Os preços não existem no vácuo.

Ignorar o histórico de preços e tendências passadas do mercado, pode levar a decisões erradas.

 

5 –  Desconsiderar os Benefícios para o Cliente

 

Ignorar como suas estratégias beneficiam os clientes neste mercado competitivo, pode ser prejudicial.

Uma empresa aumenta os preços de eletrônicos em alta demanda sem pensar nos clientes, isso leva à perda de confiança e queda nas vendas.

 

6 – Não Considerar os Custos Ocultos

 

Além dos custos diretos, existem custos ocultos, como a insatisfação do cliente e a erosão da marca, que podem passar despercebidos.

 

7-  Não Incorporar Feedback do cliente em Tempo Real

 

A coleta de feedback dos clientes em tempo real é uma ferramenta valiosa para o refinamento contínuo das estratégias de preços, inclusive as dinâmicas.

 

8 –  Não Personalizar com Profundidade

 

Personalização superficial não é personalização!

O segredo está em personalizar profundamente, criando experiências únicas para cada cliente.

 

9 – Apegar-se a Fórmulas Fixas

 

Cuidado aqui!

A rigidez nas fórmulas de preços pode limitar a capacidade de adaptação às mudanças do mercado inclusive sazonal.

 

 

10 -Ignorar a Geo-localização

 

Os preços podem e devem ser adaptados com base na localização do cliente e é frequentemente negligenciada.

Existem diferenças grandes de poder de compra para diferentes regiões.

Existem empresas especialistas em precificação dinâmica que podem ajudar muito neste desafio.

 

Precifica e Hooklab são duas delas!

 

Para os varejistas, lembrem-se de que a diferenciação é a chave para o sucesso.

 

Para o pessoal técnico, o desafio é dominar a tecnologia que impulsiona as estratégias de preços dinâmicos.

 

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